A CTA e a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), por meio do Centro Socioambiental, ampliam a parceria construída por meio do Programa MUDA – Programa de Conservação do Solo e da Água, com a implantação de um Sistema Integrado de Monitoramento Hidrometeorológico do Arroio Castelhano.

A nova frente dá continuidade ao trabalho iniciado pela CTA junto ao Programa MUDA, que já contemplou ações de diagnóstico, recuperação de áreas do arroio e orientação sobre conservação do solo e da água nas propriedades rurais da região.

Agora, o projeto incorpora tecnologia e monitoramento para ampliar o conhecimento sobre a bacia e transformar dados em informações que possam contribuir para decisões mais conscientes e soluções para o território.

A plataforma desenvolvida pela UNISC reunirá informações de diferentes pontos de monitoramento, com dados, mapas, gráficos e indicadores. Também está prevista a instalação de duas novas estações automáticas para ampliar o acompanhamento do nível da água no Arroio Castelhano.

Ao aproximar conhecimento científico, tecnologia e iniciativa privada, a parceria reforça a importância de construir, de forma conjunta, caminhos para a preservação dos recursos naturais e para um futuro mais preparado.

CTA. Compromisso com as pessoas, responsabilidade com o futuro.